30 de maio de 2007

Linhaça!

Bom dia!!! Hoje o post é especial sobre a linhaça, aproveitem, pois é bem legal e explicativo!
Beijão


Semente de Linhaça
A semente de linhaça é um alimento originário a partir da planta do linho, pertencente a família das Lináceas. A humanidade tem consumido a semente de linhaça desde a Antigüidade e a evidência de seus benefícios nutricionais são indiscutíveis. Existem indícios de sua utilização desde 5.000 A.C., na Mesopotâmia. Dali se espalhou através da Europa, África, Ásia e finalmente América do Norte. Considerada como um alimento funcional, ou seja que contém, além de suas propriedades nutricionais, várias substâncias que parecem agir contra algumas doenças como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer, por exemplo. Muitos estudos confirmam que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol como outros alimentos que contém fibras solúveis como a aveia e a pectina contida em várias frutas. Ela contém tanto fibras solúveis como insolúveisContém 39% de óleo na sua composição, sendo que a maior parte de ômega-3 e ômega-6, conhecidos por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a aterosclerose causada por aumento do colesterol. Apesar desta quantidade de óleos, muito pouco é do tipo saturado. Mais de 70% é de polinsaturados sendo que a maior parte de ômega-3 e ômega-6, tipos de gorduras que não são produzidas pelo corpo e precisam ser consumidas através da alimentação e são conhecidos por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a aterosclerose causada por aumento do colesterol.
Veja a composição de Gorduras da Semente de Linhaça:
% total de Gorduras

Gorduras Saturadas
9 %
Gorduras Monoinsaturadas
18%
Gorduras Polinsaturadas

Ômega-3
57%
Ômega-6
16 %
Além disso é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Também funcionam como mediador das inflamações contendo propriedades antibacterianas. É rica em fibras solúveis sendo ideal como laxante e evitando problemas de constipação. Contém vitaminas B1, B2, C,E e Caroteno. Ainda contém ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio É boa para os diabéticos pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue e alguns estudos mostram que a linhaça ativa mais o metabolismos podendo ajudar na prevenção da obesidade.A semente de linhaça moída tem mais benefícios nutricionais que a semente inteira. Como ela é muito dura, acaba não sendo digerida corretamente e pode passar direto pelo organismo, reduzindo suas vantagens nutricionais.Mas é muito fácil quebrar as sementes. Você pode fazer isto em um processador ou liqüidificador e não precisa moer até virar pó. Deixe-as ainda em pedaços. As sementes são mais nutritivas que o óleo e podem ser utilizadas trituradas sobre saladas, em sucos, misturada à cereais, massas de pães e bolos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.Muito se fala na semente de linhaça dourada e que a marrom não teria as mesmas propriedades. Será que é verdade? Na verdade uma não é melhor que a outra. As duas são ricas em lignanas e fibras dietéticas e as duas contém mais que 50% de fenólicos. Apenas é mais fácil encontrar a marrom. Agora, não se esqueça que quando moída ou quebrada, pode oxidar rapidamente por causa de sua gordura. Assim, é melhor moê-la quando for utilizar. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. 100g de semente de linhaça tem cerca de 490 calorias. Para facilitar veja as calorias em medidas caseiras da linhaça moída:
1 colher de sopa (8g) – 39 calorias¼ xícara de chá (32g) – 156 calorias½ xícara de chá (65g) – 318 calorias1 xícara de chá (130g) – 637 calorias
O óleo de linhaça é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim. O produto obtido é engarrafado ou colocado em capsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3 por alguns especialistas.



Molho para Salada com Semente de Linhaça
Rendimento: 12 colheres (sopa) Tempo de Preparo: 15 minutosCalorias: 10 por porçãoProteínas: 0,4gGorduras: 0,6gCarboidratos: 0,7g
Ingredientes
2 colheres (sopa) de sementes de linhaça (16g)2 dentes de alho amassados (5g)suco de 1 limão (30ml)1 tomate sem pele e sem sementes (90g)½ xícara (chá) de água (100ml)sal a gosto
Modo de preparo:
Bata os ingredientes em um processador e use como tempero de salada verde.

20 comentários:

MRC disse...

Oi Fabi,
Gostei da alegria do seu blog, vou passar aqui sempre, tá.
Que legal que vc gosta de gatos, já vi que é gente boa...ehehehehe.
E força que nós vamos conseguir, vou hoje ou amanhã fazer minha matrícula na academia!
Vou tomar coragem e colocar umas fotos minhas no blog.
bjo

Cynthia disse...

OBA< vou comprar e experimentar. Beijos

Anônimo disse...

Receita de Capeletti essa hora com a fome que eu to, é uma tortura!!!!

lidiane disse...

Oi Fabi!

Muito bom mesmo essa semente de linhaça meu intestino está funcionando bem com ela, e essas dicas todas dá para se animar né.

bjs lidi.

Anônimo disse...

Hum tão pensando o que né Fabi além de lavanderia seu blog tb é curtura !hihi (brincadeira ó sem agressão hahahah)
Anotado a dica da linhaça !
Bjokas da Lú (ainda bababdo no teclado pela sopa)

Anônimo disse...

Ai, eu rpeciso comprar essa bendita linhaça viu, preciso fazer uma lista senão esqueço tudo :(

Flá disse...

Oi cherry!

Eu preciso lembrar de comer essa bendita, viu? Eu estava usando bonitinho todos os dias mas parei um dia e já era...
Faz tão bem!! Legal o post!

E essa luvinhas, heim? rss... eu acho que tenho uma igualzinha... mas a minha é da Riachueloooo... 13,90!
Acho que o povo daqui não tem o hábito de usar e não vende... aí eles queimam, adorei! haha

Beijão loira linda

Anônimo disse...

Não sei se vc gosta, mas tenho uma missão pra vc no meu post de hoje (30/05)
Beijos

Anônimo disse...

NOSSA! Eu como linhaca direto, eh mesmo uma otima foto de omega-3 (principalmente)! Pra quem nao come peixe, como eu, eh indispensavel.

Vou fazer esse molho hoje. Valeu muito!

Anônimo disse...

FOTO nao, FONTE! hehehe

disse...

Oi Fabi, linhaça...tô dentro! Valeu pelo texto. Bjs. Zá

Anônimo disse...

Adorei a matéria, eu tomo linhaça todos os dias de manhã!
Bjs

Anônimo disse...

Confesso que me dispertou interesse em incluí-la no meu cardápio, já que eu nunca sequer a experimentei.
T+

Anônimo disse...

Nunca usei linhaça assim in natura, mas adoro os paes de linhaça, vou experimentar a sementinha. Bjos

C.J. disse...

Nossa... preciso conseguir semente de linhaça por aqui. Mas nao tenho nem ideia onde procurar hahahahaha

To tentando aos poucos voltar ao meu ritmo. Nao quero desperdicar outro mes como foi esse ultimo nao! =/

Valeu pela visita!
Teus posts estao otimo!!!!!

=)

Suzi Bueno disse...

Oiii Adorei o sue blog vou adciona-la, Fabi eu tb tenho dificuldades em fazer o nº 2 ... rs ... eu gostaria de saber como é q vc come a linhaça?.
Parabéns pelo blog.
Beiju

Bridget disse...

Fabi, ainda não encontrei linhaça por aqui (Tóquio), mas, com certeza, deve ter. Vou procurar! Valeu pela dica, viu? Beijos! =)

Bartira Betini disse...

adorei essa dica de molho! vou fazer. obrigada amiga. excelente mesmo essa reportagem...bjs

Unknown disse...

Eu usava linhaça acredita que nunca mais comprei...hehehe vou anotar para s proximas comprinhas beijos

Anônimo disse...

parabéns fabi vc está otima,
adorei tds as dica no blogger
bjs e um bom fds.