15 de janeiro de 2009

Hoje é dia de dicas!

Como Preparar a Comida?Frita, Assada, Cozida ou Grelhada? Qual a melhor opção para emagrecer?!

Alguns alimentos são privilegiados por terem uma variação ampla no que se refere ao seu modo de preparo e nas opções de receitas. A carne bovina, por exemplo, dependendo do corte, pode ser frita, assada, grelhada ou cozida. Certamente você já se perguntou qual a maneira mais saudável para preparar algum tipo de alimento. Isso vai depender de uma série de fatores.A cocção, de forma geral, mantém ou melhora o valor nutritivo, aumenta a digestibilidade, impede o desenvolvimento de organismos ou substâncias prejudiciais à saúde, além de apurar a palatabilidade, ou seja, altera a cor, sabor, textura ou a consistência dos alimentos.Vamos às características de cada tipo de preparação:


Cocção em Líquido (Cozinhar na Água):Pode haver perda de alguns nutrientes e vitaminas de acordo com a quantidade de água utilizada, tempo de duração e temperatura. No caso da carne bovina, a temperatura não deve ser muito alta para que cozinhe aos poucos e de maneira mais uniforme. Se for cozida mais do que o necessário, a carne ficará desidratada (seca) e menos macia. Adicionar o alimento à panela quando a água já está fervente permite que as perdas por difusão sejam menores.


Cocção a Vapor (Panela de Pressão ou Não):Realça a aparência dos alimentos e reduz as perdas dos nutrientes. Este tipo de cocção é um pouco mais lento em comparação ao anterior, porém os minerais, as vitaminas e os princípios aromáticos dos alimentos são mais bem conservados, já que não há perdas por difusão. Além disso, não requer a utilização de gorduras, o que torna as preparações menos calóricas e mais saudáveis. Na panela de pressão a temperatura de ebulição ultrapassa os 100ºC, o que reduz o tempo de cocção e conserva melhor as vitaminas.


Calor Seco Com Gordura:Esse método consiste nas famosas frituras com óleo, manteiga ou outros tipos de gordura, o que dobra e até triplica as calorias dos alimentos. Apesar de ser mais eficiente que o cozimento por ar quente em fornos e mais rápido que o cozimento em água (já que as temperaturas alcançadas pelo óleo, em processo de fritura, são superiores às alcançadas pela água em ebulição), durante o processo de fritura ocorre uma série de reações que prejudica as qualidades funcionais, sensoriais e nutricionais do alimento. Este é o procedimento de cocção mais calórico por ser muito rico em gordura. Vários pesquisadores têm demonstrado que o consumo excessivo de alimentos fritos representa riscos à saúde.


Calor Seco Sem Gordura:É o método que utiliza o ar seco sem adição de gordura, ou seja, assar ou grelhar (considerado um modo saudável de cozimento porque a gordura liberada pelo alimento escorre sem ser absorvida). Peixes, camarão, frangos e carnes vermelhas e até legumes são ótimas opções para grelhar. Evite espetar a carne com um garfo para não perder a suculência.

Matéria por: Dionisio Alexandrini Neto - Jornalista – http://emagrecendo.com.br/
Fontes:- Livro: Nutrição e Técnica Dietética; Sonia Tucunduva Philippi; Editora Manole.- Site: http://www.rgnutri.com.br
BOM DIA pessoal!!! Espero que tenham gostado da matéria, pois é muito importante a maneira que cozinhamos os alimentos não é mesmo?Fritura quase nunca !!!
Bom, ontem acabei não caminhando, recebi visitas para jantar cedo e tivemos que adiar...mas hoje vou recuperar!!
Está chegando o dia tão esperado: férias no litoral!! Sábado pela manhã deveremos ir!Então amanhã farei o último post antes das férias(férias na praia, porque descansando já estou à bastante tempo não acham?).Se der, dou uma passadinha em alguma lan house para dar uma espiadinha por aqui, ok??Agora deixa eu ir e colocar as visitas em dia!
BEIJOCASSSSSS

7 comentários:

Vivi a mamãe do Francisco disse...

Olá tudo bem, me chamo Viviane e moro em Guaíba, bem pertinho de vc. Achei seu blog através da Geovana. Tenho um blog que conta sobre o desenvolvimento do meu filho Francisco e tô pensando em criar um para mim e postar sobre meu emagrecimento, que tá lentoooooooo mas que tô tentando...

Adorei as dicas...

Beijos

Danielle Balata disse...

Fabi.. que inveja boa hein.. férias no litoral não tem para ninguém.. é muito bom..

Beijos e divirta-se.

Carlinha disse...

Oi linda, vai pra qual litoral? Ai que bom férias né não? Aproveita viu? Mil beijosss

Flavinha disse...

uhuuu q delícia amiga aproveita mesmo bjao

Jéssica Araújo disse...

amiga, amei o post.
não tenho hábito de comer nada frito, tanto que aqui em casa só compramos 1 garrafa de oleo por mês e dura muito mais do que isso, amo alimentos assados ou com molho... valeu pela dica, bj

Anne costa disse...

Sabe que eu evito o máximo frituras,agora aprendi a preparar o filé de frango no forno,então nem grelhando eu tô mais.rrsrs,amei as dicas.
Hum,então quer dizer que daqui uns dias estará litorando.rsrsr,divirta-se amore,se eu pudesse e o dinehiro dêsse faria o mesmo.rsrs

Beijos!!!

Fala, Garoto! disse...

Fala, Fabi! Tudo bem?
Vai 'sarga' é? Ew vida boa! Divirta-se por mim! Bom passeio a todos. Bj